quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Reações Químicas

Uma reação química é uma alteração química onde a matéria ( um reagente ou uns reagentes ) se convertem em uma nova substancia ou substancias ( um produto ou produtos ). Algumas reações ocorrem somente sob determinadas circunstancias (ex. fornecimento de calor, presença de luz ou eletricidade. Algumas reações são acompanhadas de indicações externas ( ex. mudança de cor, despredimento de gás, calor ou luz ).
           
Quais são os tipos importantes de reações químicas ?

Reação de síntese ou combinação direta : é a reação onde duas ou mais substancias se combinam diretamente para formar um novo composto químico. 
Fórmula Geral A+B-->AB
Exemplos: Fe + S-->FeS 
Ferro + Enxofre-->Sulfeto de Ferro

Reação de decomposição: é a reação onde um composto químico se quebra ( decompõe ) em duas ou mais substancias. Se a composição requer uma fonte de calor, a mesma é chamada de decomposição termica.
Formula Geral AB-->A+B
Exemplos: ZnCO3 ---> ZnO + CO2
Carbonato de Zinco (+ Calor) --> Óxido de Zinco + Dióxido de Carbono

Reaçãod e simples troca:é uma reação onde um elemento substitui outro em um composto químico para produzir um novo  composto e o elemento deslocado.
Formula Geral:A+BC-->AC+B
Exemplo:Fe + CuSO4 ---> FeSO4 + Cu 
Ferro + Sulfato de Cobre ---> Sulfato de Ferro + Cobre 

Reação de dupla troca:é a reação onde dois componentes químicos trocam os seus radicais para formar dois novos compostos.
Formula Geral:AB+CD-->AD + CB
Exemplo:KCl + AgNO3 ---> KNO3 + AgCl 
Cloreto de Potássio + Nitrato de Prata ---> Nitrato de Potássio + Cloreto de Prata 

Por que devemos balancear uma reação química ?

 É importante você balancear equações quimicas, para igualar as grandezas dos reagentes com dos produtos, assim permitindo que haja uma melhor visualização e verificação da quantidade, em seus variados aspectos, de substancias presentes na reação.
 O balanceamento só equaliza a quantidade de material que entra com o que sai, se estiver desigual, o balanceamento foi feito de modo errado ou a equação não é possível.
Por exemplo, se em certa transformação entrarem 3 moléculas de oxigênio, obrigatoriamente existirão 3 moléculas de oxigênio do outro lado da equação, mesmo que organizadas de maneira diferente.

 Exemplos de Reações Químicas 
Mais exemplos:reação de Oxidação da palha de aço (bombril)
Palha de aço + Oxigênio --> aço oxidado

Reação de oxidação de uma maça cortada.
Quando se corta uma maça, e a deixa exposta, ela começa a ficar escura, isto é devido a sua oxidação.

  Reação de saponificação
Algumas donas de casa, realizam esta reação química para a produção do sabão caseiro. Os ingredientes usados são: Gordura; Soda Cáustica; Água e Cinzas.

  Preparação de um café.
Quando se faz um café, usando açúcar, água, e pó de café, realiza-se uma reação química, onde o produto final é o café.

  Combustão de gasolina em um carro
Quando a gasolina reage com o oxigênio do ar produz dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e a energia que é utilizada para fazer com que o carro entre em movimento

Combustão do gás de cozinha
Gás Butano reage com o oxigênio produzindo dióxido de carbono, àgua e energia (fogo)

Fritura de um ovo
Quando fritamos um ovo, realizamos uma reação química

Uso de água oxigenada para descolorir Pêlos em mulheres
à água oxigenada (Peróxido de Hidrogênio) reage com os Pêlos, alterando a sua coloração.

Experimentos-->

Buscas=>



sábado, 17 de setembro de 2011

Funções Inorgâmicas (Ácidos, Bases, Oxidos e Sais)

                        Um pouco de cada um...

Oxidos : São substâncias binarias nas quais o oxigenio é o elemento mais eletronegativo.Assim podemos dizer que todo oxido é formado por átomos de dois elementos quimicos, sendo que um deles sempre é o oxigenio.

Sais : É toda sunstancia que em água libera pelo menos um cátion diferente do próton H+, então os sais são compostos iônicos formados pela reação de um ácido com uma base.

Ácidos : Em geral as soluções das substancias classificadas como ácidas apresentam as seguintes propriedades químicas : reagem comcertosmetais( ferro, zinco etc ), liberando hidrogênio ( H2 ) reagem com bicarbonatos e carbonatos, liberando gás carbônico ( CO2 );neutralizam soluções básicas. Então ácidos são compostos em solução aquosa, se ioniza formandoum cátion chamado " hidrogenio ionizavel ".

Bases : É qualquer substancia que libera unica e exclusivamente o anion OHchamado " hidroxila ou oxidrila" em solução aquosa . 

Exemplos dela -> NaOH =soda caustica
                            NH4OH=amoniaco
                            Mg(OH )2=leite de magnesio
  
                                        Poluentes capazes de gerar chuva acida
       
           Quem nunca brincou na chuva ? Dançou, polou, pedalou, namorou ou, simplismente se molhou propositalmente ? Quantas recordações a chuva nos traz ?Algumas boas, outras nem tanto...
           A chuva, segundo os meteorologistas, nada mais é do que um acúmulo de água nas nuvens que cai na superficie terrestre em forma de gotas.
       A atmosfera não contem somente nuvens. Ela é composta por uma mistura de gases que contem, pricipalmente, nitrogenio e oxigenio.
         Outro gás comum na atmosfera é o dioxido de carbono CO2, tambem conhecido como gas carbonico.Esse gas, produzidopor plantas, animais e diversos tipos naturais dissolve-se em água formandoo acido carbonico.
        O acido carbonico presente na agua da chua forma íons hidronio H3O+, tornando-a naturalmente acida.Em condições normais, o gás carbonico presente na atmosfera confere a chuva valores de pH  entre7,0 e5,6. Porém, a presença de outros gsases pode tornar o pH menor de que 5,6. Nesses casos, dizemos que a chuva é acida.
        
                                             Efeito estufa e os oxidos
 O efeito estufa é um fenômeno natural responsável pelo aquecimento do planeta, sem ele seria impossível haver condições propicias a vida na Terra. Seu objetivo é manter o equilíbrio da temperatura, porém a ação humana tem agravado os resultados e promovendo graves alterações climáticas. Ao passo que o efeito estufa assume uma postura perigosa, ele passa a ganhar o nome de aquecimento global.

Principais óxidos envolvidos no efeito estufa:

  CO2- Dióxido de Carbono
  N2O - Óxido nitroso

"O excesso de dióxido de carbono que atualmente é lançado para a atmosfera resulta da queima de combustíveis fósseis principalmente pelo setor industrial e de transporte. Além disso, reservatórios naturais de carbono e os sumidouros (ecossistemas com a capacidade de absorver CO2) também estão sendo afetados por ações antrópicas."


                          Importancia das bases
    

       Em nossa casa, por exemplo, eles estão presentes em materiais como sabões, detergentes e outros produtos  de limpeza. Na indústria, têm papelfundamental a soda cáustica ( hidróxido de sódio comercial ), a potassa ( hidroxido de potassio comercial ) e a amonia ( em solução aquosa ). Dessas três, merece destaque, graças à sua importancia industrial, o hdroxido de sódio que é amplamente emplamente em especial na produção de papel, sabões, têxtil e petroquímica. 

Principais ácidos, bases, óxidos e sais e suas aplicações.

ÁCIDOS

Ácido Clorídrico (HCl)--> O HCl impuro é comercializado com o nome de ácido muriático e é utilizado principalmente na limpeza de pisos ou de superfíceis metálicas antes da soldagem. O HCl é um componente do suco gástrico, conferindo a ele um pH adequado para a ação das enzimas digestivas gástricas.
Ácido Fluorídrico (HF) --> O HF tem a propriedade de corroer o vidro; por isso, é usado para fazer gravações em vidros e cristais.
Ácidos Sulfúrico (H2SO4) --> É utilizado nas baterias de automóvel, na fabricação de corantes, tintas, explosivos e papel; é tambem usado na indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a fabricação de produtos como o sulfato de amônio.
Ácido Nítrico (HNO3) --> É usado na fabricação de explosivos como o trinitrotolueno (TNT) e a nitroglicerina (dinamite); é muito útil para a indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a obtenção do salitre.
Ácido Cianídrico (HCN) --> Ácido utilizado em indústrias diversas, como nas de plásticos, acrílicos e corantes, entre outras. Mas ele tem também um destino sinistro: nos Estados Unidos, é usado nas "câmaras de gás" para executar pessoas condenadas à morte.


BASES

Hidróxido de Sódio (NaOH) --> Conhecida também como soda cáustica, essa substância também é utilizada na fabricação do sabão, de produtos para desentupir pias e ralos, na fabricação de celofane, detergentes e raiom, no processo de extração de celulose nas indústrias de papel, etc.
Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2) --> A suspensão aquosa dessa base é comercializada com o nome de leite de magnésia, produto utilizado como laxante e antiácido.
Hidróxido de Cálcio (Ca(OH)2) --> Conhecida como cal hidratada ou cal extinta, essa substância é usada na construção civil, na preparação de aramassa (areia + cal) e na caiação (pintura a cal); as indústrias açucareiras utilizavam o hidróxido de cálcio na purificação do açúcar comum.
Hidróxido de Amônio(NH4OH) --> Essa substância é obtida em solução aquosa do gás de amônia e comercializada como amoníaco. É usado na fabricação de produtos de limpeza doméstica, na revelação de filmes fotográficos, em detergentes, na inústria têxtil, etc.
Hidróxido de Potássio (KOH) --> Conhecida como potassa cáustica, é usada para alvejamento, na fabricação de sabões moles e no processamento de certos alimentos.


SAIS

Cloreto de Sódio (NaCl) --> Este sal é intensamente usado na alimentação e também na conservação de certos alimentos; além disso, é um dos componentes do soro caseiro, usado na combate à desidratação. No sal de cozinha, além do cloreto de sódio existe uma pequena quantidade de iodeto de sódio (Nal) e de potássio (Kl). Isso previne o organismo contra o bócio ou "papo", doença que se caracteriza por um crescimento exagerado da glândula tireóide, quando a alimentação é deficiente em sais de iodo.
Fluoreto de Sódio (NsF) --> É um sal usado na fluoretação da água potável e como produto anticárie, na confecção de pasta de dente.
Nitrato de Sódio (NaNO3) --> Conhecido como salitre do Chile, esse sal é um dos adubos (fertilizantes) nitrogenados mais comuns.
Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) --> É usado em medicamentos que atuam como antiácidos estomacais. É também empregado como fermento na fabricação de pães, bolos, etc., uma vez que libera gás carbônico aquecido. o gás carbônico permite o crescimento da massa. É, ainda, usado para fabricar extintores de incêndio de espuma.
Carbonato de Cálcio (CaCO3) --> Componente do mármore, é usado na confecção de pisos, pias, etc. O carbonato de cálcio (calcário) é também empregado na fabricação do vidro comum e do cimento.
Sulfato de Cálcio (CaSO4) --> É um sal usado na fabricação do giz e do gesso de porcelana.

OXIDOS

Óxido de Cálcio (CaO) --> Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.
Óxido Nitroso (N2O) --> Conhecido como gás hilariante, esse óxido inalado em pequena quantidade provoca euforia, mas pode causar sérios problemas de saúde; é utilizado como anestésico.
Dióxido de Enxofre (SO2) --> É usado para a obtenção de ácido sulfúrico e no branqueamento de óleos alimentícios, entre outras aplicações. É um dos principais poluentes atmosféricos; em dias úmidos, combina-se com o vapor de água da atmosfera e origina a chamada chuva ácida.
Monóxido de Carbono (CO) --> Usado para obter certos produtos químicos e na metalurgia do aço. É normalmente o principal poluente da atmosfera das zonas urbanas; inalado combina com a hemoglobina das hemácias do sangue, neutralizando-as para o transporte de gás oxigênio no organismo.
Algumas bases utilizadas em nosso dia a dia e suas funções
Hidróxido de
Aplicações
Sódio (NaOH)
Utilizado na fabricação de sabão, de papel, celulose e corantes.
Cálcio (Ca(OH) 2 )
Formado pela dissolução de cal em água, é utilizado na preparação de argamassa caiação.
Magnésio (Mg(OH) 2 )
Usado em produtos farmacêuticos
(antiácido e laxante).
Amônio (NH 4 OH)
Utilizado na produção de fertilizantes, explosivos, em produtos para remover crostas de gorduras, em produtos farmacêuticos e na revelação de filmes fotográficos.
Alumínio Al(OH) 3  
Utilizado como antiácido estomacal.

sábado, 10 de setembro de 2011

Numero de oxidação (Nox)

O que é nox ?

     É o numero de oxidação de um elemento químico que indica a quantidade de elétrons que os átomos do elemento químico cedem ou recebem em ligações.
    O Número de Oxidação (NOX) de um elemento químico é a carga que ele recebe em uma reação química. Por exemplo, no H2SO4
o H ficará com carga +1 (cada átomo de hidrogênio), o S (enxofre) com +6, e o O com uma carga de -2 (cada átomo de oxigênio).

    Para saber qual é o NOX de um átomo dentro de uma molécula, devemos seguir algumas regras:

   1 - Todos os metais alcalinos, hidrogênio (H) e prata (Ag) terão nox +1
   2 - Metais alcalinos terrosos, zinco (Zn) -> nox +2
   3 - Alumínio (Al) -> nox +3
   4 - Oxigênio (em qualquer parte da molécula) -> nox -2
   5 - calcogênios (somente se aparecerem na extremidade direita da fórmula!) -> nox -2
   6 - halogênios (somente se aparecerem na extremidade direita da fórmula!) -> nox -1
   7 - Íons compostos -> nox igual a carga do íon (por exemplo, PO4-3 terá NOX -3)
   8 - Soma de todos os NOX de uma molécula sempre será ZERO.
   9 - Soma do NOX em íon sempre será a própria carga do íon.
  10 - Elementos isolados e substâncias simples -> nox ZERO.

   Exemplos :

    HCl

  Hidrogenio se enquadra na regra 1 -> nox +1
  O cloro não se enquadra a nenhuma regra, porém, a soma de todos os NOX da molécula é iqual a ZERO (regra 8)
Então: nox H + nox Cl = 0 -> 1 + x = 0 , logo o NOX de Cl é -1.

HClO

  Hidrogênio -> nox +1
Cl -> não há regra que se aplica
Oxigênio -> nox -2

nox H + nox Cl + nox O = 0 , logo 1 + x + (-2) = 0, logo o NOX do Cloro será +1

OBSERVAÇÃO: um átomo que não se encaixe as regras (como o Cloro), não precisa ter o mesmo NOX em todas as moléculas. Acima
notamos que no HCl, ele tem NOX = -1 , e no HClO, tem nox +1

CaCO3

Neste caso, precisamos multiplicar o nox, das regras, pelo numero de átomos do elemento na molécula.

NOX oxigênio = -2 . 3 (porque são 3 átomos de oxigênio!)
NOX Ca = alcalino terroso = +2
Para descobrir o NOX do Carbono:
(-2 . 3) + 2 + X = 0
-6 + 2 + X = 0

Logo o NOX do carbono será +4
     O numero de oxidação, identificado pelo nox, representa carga, ou a possível carga, dos átomos de cada elemento químico presente na substância. 
A  pilha  por exemplo, a conhecemos e a utilizamos no dia –a-dia, elas estão nas lanternas, rádios, controle remoto de tv, brinquedos e etc. As pilhas são feitas de metal e, como todo metal, elas dilatam com o calor. Como a parte interna dilatada mais que a externa, esta última se rompe e libera o conteúdo. 
 
 Curiodidades: Já reparou como é comum as pilhas enferrujarem. E que pilhas e baterias são cheias de substâncias tóxicas como chumbo, cádmio e mercúrio que, a partir dos lixões, podem contaminar o solo e a água.


Experimento com a pilha e a palha de aço => www.youtube.com/watch?v=-rT8PbFyn24
Para saber mais...http://www.infoescola.com/quimica/numero…