Oxidos : São substâncias binarias nas quais o oxigenio é o elemento mais eletronegativo.Assim podemos dizer que todo oxido é formado por átomos de dois elementos quimicos, sendo que um deles sempre é o oxigenio.
Sais : É toda sunstancia que em água libera pelo menos um cátion diferente do próton H+, então os sais são compostos iônicos formados pela reação de um ácido com uma base.
Ácidos : Em geral as soluções das substancias classificadas como ácidas apresentam as seguintes propriedades químicas : reagem comcertosmetais( ferro, zinco etc ), liberando hidrogênio ( H2 ) reagem com bicarbonatos e carbonatos, liberando gás carbônico ( CO2 );neutralizam soluções básicas. Então ácidos são compostos em solução aquosa, se ioniza formandoum cátion chamado " hidrogenio ionizavel ".
Bases : É qualquer substancia que libera unica e exclusivamente o anion OH−chamado " hidroxila ou oxidrila" em solução aquosa .
Exemplos dela -> NaOH =soda caustica
NH4OH=amoniaco
Mg(OH )2=leite de magnesio
Poluentes capazes de gerar chuva acida
Quem nunca brincou na chuva ? Dançou, polou, pedalou, namorou ou, simplismente se molhou propositalmente ? Quantas recordações a chuva nos traz ?Algumas boas, outras nem tanto...

A atmosfera não contem somente nuvens. Ela é composta por uma mistura de gases que contem, pricipalmente, nitrogenio e oxigenio.
Outro gás comum na atmosfera é o dioxido de carbono CO2, tambem conhecido como gas carbonico.Esse gas, produzidopor plantas, animais e diversos tipos naturais dissolve-se em água formandoo acido carbonico.
O acido carbonico presente na agua da chua forma íons hidronio H3O+, tornando-a naturalmente acida.Em condições normais, o gás carbonico presente na atmosfera confere a chuva valores de pH entre7,0 e5,6. Porém, a presença de outros gsases pode tornar o pH menor de que 5,6. Nesses casos, dizemos que a chuva é acida.
Efeito estufa e os oxidos
O efeito estufa é um fenômeno natural responsável pelo aquecimento do planeta, sem ele seria impossível haver condições propicias a vida na Terra. Seu objetivo é manter o equilíbrio da temperatura, porém a ação humana tem agravado os resultados e promovendo graves alterações climáticas. Ao passo que o efeito estufa assume uma postura perigosa, ele passa a ganhar o nome de aquecimento global.
Principais óxidos envolvidos no efeito estufa:

N2O - Óxido nitroso
"O excesso de dióxido de carbono que atualmente é lançado para a atmosfera resulta da queima de combustíveis fósseis principalmente pelo setor industrial e de transporte. Além disso, reservatórios naturais de carbono e os sumidouros (ecossistemas com a capacidade de absorver CO2) também estão sendo afetados por ações antrópicas."
Importancia das bases
Em nossa casa, por exemplo, eles estão presentes em materiais como sabões, detergentes e outros produtos de limpeza. Na indústria, têm papelfundamental a soda cáustica ( hidróxido de sódio comercial ), a potassa ( hidroxido de potassio comercial ) e a amonia ( em solução aquosa ). Dessas três, merece destaque, graças à sua importancia industrial, o hdroxido de sódio que é amplamente emplamente em especial na produção de papel, sabões, têxtil e petroquímica.
Principais ácidos, bases, óxidos e sais e suas aplicações.
ÁCIDOS
Ácido Clorídrico (HCl)--> O HCl impuro é comercializado com o nome de ácido muriático e é utilizado principalmente na limpeza de pisos ou de superfíceis metálicas antes da soldagem. O HCl é um componente do suco gástrico, conferindo a ele um pH adequado para a ação das enzimas digestivas gástricas.
Ácido Fluorídrico (HF) --> O HF tem a propriedade de corroer o vidro; por isso, é usado para fazer gravações em vidros e cristais.
Ácidos Sulfúrico (H2SO4) --> É utilizado nas baterias de automóvel, na fabricação de corantes, tintas, explosivos e papel; é tambem usado na indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a fabricação de produtos como o sulfato de amônio.
Ácido Nítrico (HNO3) --> É usado na fabricação de explosivos como o trinitrotolueno (TNT) e a nitroglicerina (dinamite); é muito útil para a indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a obtenção do salitre.
Ácido Cianídrico (HCN) --> Ácido utilizado em indústrias diversas, como nas de plásticos, acrílicos e corantes, entre outras. Mas ele tem também um destino sinistro: nos Estados Unidos, é usado nas "câmaras de gás" para executar pessoas condenadas à morte.
BASES
Hidróxido de Sódio (NaOH) --> Conhecida também como soda cáustica, essa substância também é utilizada na fabricação do sabão, de produtos para desentupir pias e ralos, na fabricação de celofane, detergentes e raiom, no processo de extração de celulose nas indústrias de papel, etc.
Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2) --> A suspensão aquosa dessa base é comercializada com o nome de leite de magnésia, produto utilizado como laxante e antiácido.
Hidróxido de Cálcio (Ca(OH)2) --> Conhecida como cal hidratada ou cal extinta, essa substância é usada na construção civil, na preparação de aramassa (areia + cal) e na caiação (pintura a cal); as indústrias açucareiras utilizavam o hidróxido de cálcio na purificação do açúcar comum.
Hidróxido de Amônio(NH4OH) --> Essa substância é obtida em solução aquosa do gás de amônia e comercializada como amoníaco. É usado na fabricação de produtos de limpeza doméstica, na revelação de filmes fotográficos, em detergentes, na inústria têxtil, etc.
Hidróxido de Potássio (KOH) --> Conhecida como potassa cáustica, é usada para alvejamento, na fabricação de sabões moles e no processamento de certos alimentos.
SAIS
Cloreto de Sódio (NaCl) --> Este sal é intensamente usado na alimentação e também na conservação de certos alimentos; além disso, é um dos componentes do soro caseiro, usado na combate à desidratação. No sal de cozinha, além do cloreto de sódio existe uma pequena quantidade de iodeto de sódio (Nal) e de potássio (Kl). Isso previne o organismo contra o bócio ou "papo", doença que se caracteriza por um crescimento exagerado da glândula tireóide, quando a alimentação é deficiente em sais de iodo.
Fluoreto de Sódio (NsF) --> É um sal usado na fluoretação da água potável e como produto anticárie, na confecção de pasta de dente.
Nitrato de Sódio (NaNO3) --> Conhecido como salitre do Chile, esse sal é um dos adubos (fertilizantes) nitrogenados mais comuns.
Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) --> É usado em medicamentos que atuam como antiácidos estomacais. É também empregado como fermento na fabricação de pães, bolos, etc., uma vez que libera gás carbônico aquecido. o gás carbônico permite o crescimento da massa. É, ainda, usado para fabricar extintores de incêndio de espuma.
Carbonato de Cálcio (CaCO3) --> Componente do mármore, é usado na confecção de pisos, pias, etc. O carbonato de cálcio (calcário) é também empregado na fabricação do vidro comum e do cimento.
Sulfato de Cálcio (CaSO4) --> É um sal usado na fabricação do giz e do gesso de porcelana.
OXIDOS
Óxido de Cálcio (CaO) --> Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.
Óxido Nitroso (N2O) --> Conhecido como gás hilariante, esse óxido inalado em pequena quantidade provoca euforia, mas pode causar sérios problemas de saúde; é utilizado como anestésico.
Dióxido de Enxofre (SO2) --> É usado para a obtenção de ácido sulfúrico e no branqueamento de óleos alimentícios, entre outras aplicações. É um dos principais poluentes atmosféricos; em dias úmidos, combina-se com o vapor de água da atmosfera e origina a chamada chuva ácida.
Monóxido de Carbono (CO) --> Usado para obter certos produtos químicos e na metalurgia do aço. É normalmente o principal poluente da atmosfera das zonas urbanas; inalado combina com a hemoglobina das hemácias do sangue, neutralizando-as para o transporte de gás oxigênio no organismo.
Algumas bases utilizadas em nosso dia a dia e suas funções
| |
Hidróxido de
|
Aplicações
|
Sódio (NaOH)
|
Utilizado na fabricação de sabão, de papel, celulose e corantes.
|
Cálcio (Ca(OH) 2 )
|
Formado pela dissolução de cal em água, é utilizado na preparação de argamassa caiação.
|
Magnésio (Mg(OH) 2 )
|
Usado em produtos farmacêuticos
(antiácido e laxante).
|
Amônio (NH 4 OH)
|
Utilizado na produção de fertilizantes, explosivos, em produtos para remover crostas de gorduras, em produtos farmacêuticos e na revelação de filmes fotográficos.
|
Alumínio Al(OH) 3
|
Utilizado como antiácido estomacal.
|
Bases:
NH4OH - Hidróxido de Amônio - Limpeza
Mg(OH)2 - Hidróxido de Magnésio - Antiácido
NaOH - Hidróxido de Sódio - Desobstrução de Canos
Ácidos:
ácido acético - vinagre
ácido fosfórico - encontrado em refrigerantes
ácido acético - vinagre
ácido fosfórico - encontrado em refrigerantes
Fucionamento da escala do pH:

Os indicadores de pH, são frequentemente ácidos ou bases fracas. Quandoadicionadas a uma soluçao, os indicadores a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ ou OH-
A ligação a estes íons provoca uma alteração da configuração eletronca destes indicadores e, consequentemente altera-lhes a cor.
Dada a subjectividade em determinar a mudança de cor, os indcadores de pH não são aconselhaveis para determinações preciosas do valor do pH.U medidor de pH, denominado pHmetro, é frequentemente usado em aplicações onde são necessarias um maior rigor na determinação do pH da solução.
Mais informações =
Livro - Quimica cidadã de Wildson Santos e Gerson mól da editora nova geração
Experimentos e um pouoc mais sobre o assunto =
Nenhum comentário:
Postar um comentário